Iguape – SP

Iguape fica localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, distante cerca de 200 km da capital, e conta com vários atrativos naturais e históricos como a Praia da Juréia e o casario colonial do Centro Histórico.

A região central da cidade é banhada pelo Canal do Mar Pequeno, que faz a divisa com Ilha Comprida. O canal conta com muitas áreas de mangue e não tem praias, mas é bastante procurado para pesca. Uma ponte sobre o canal liga as duas cidades. As praias de Ilha Comprida são as mais próximas para quem está no Centro de Iguape, cerca de 6 km.

A praia mais procurada de Iguape é a Praia da Juréia, que fica distante cerca de 20 km do Centro, mais 10 minutos de balsa. Nessa praia fica o bairro Barra do Ribeira, uma vila de pescadores que tem uma estrutura bem simples. No canto esquerdo da praia fica o Costão da Juréia, local da entrada da Estação Ecológica Juréia-Itatins. Cerca de 85% da área da Estação Ecológica Juréia-Itatins fica na cidade. A estação, considerada um dos cinco principais estuários do mundo pela UNESCO, tem cerca de 80 mil hectares com grande diversidade de fauna e flora da mata atlântica, além de grande variedade de ecossistemas. O acesso é proibido em sua maior parte.

O centro histórico de Iguape possui dezenas de casarões com arquitetura colonial portuguesa, preservados e tombados pelo patrimônio histórico. Em agosto, é realizada a festa do Bom Jesus de Iguape, que atrai milhares de pessoas.

Atrações Turísticas:

Centro Histórico: tem 64 imóveis com arquitetura no estilo colonial português, preservados e tombados pelo patrimônio histórico e cultural. É o maior conjunto arquitetônico preservado do Estado de São Paulo.

Basílica do Senhor Bom Jesus do Iguape: finalizada em 1852, foi construída por escravos com pedras, argamassa e óleo de baleia. Fica no Centro, no Largo da Basílica.

Museu Municipal: com arquitetura no estilo colonial português, contém documentos e objetos históricos.

Morro do Espia: no local fica uma estátua do Cristo Redentor com visão panorâmica da cidade. Do local sai uma trilha que leva ao Mirante da Pedra Lisa, ponto mais alto de Iguape, com vista para a cidade e Ilha Comprida.

Mais informações sobre Iguape:

Praias de Iguape – SP:

Vídeo de Iguape:

Foto:

Centro de Iguape - SP

Crédito: eutrophication&hypoxia - Flickr

Iguape – Localização do Centro e das praias:


Visualizar Praias de Iguape – SP em um mapa maior

Comentários:

Contribua com o Destino Praia deixando seu comentário. Só serão publicados comentários escritos corretamente. Não serão aceitos spams e nem comentários escritos somente em MAIÚSCULAS.

*