Praias de Ilhabela – SP

Ilhabela é a maior ilha oceânica brasileira e possui maravilhas de beleza singular que atraem casais, jovens, famílias, esportistas e aventureiros. A Estância Balneária de Ilhabela compreende toda a extensão da Ilha de São Sebastião (a maior e principal) e mais 11 pequenas ilhas pertencentes ao arquipélago. Fica a 135 km de São Paulo e próxima do Centro da cidade de São Sebastião, em trajeto curto de balsa. Não há acesso rodoviário.

A ilha fica próxima do continente, formando o Canal de São Sebastião, região com bons ventos e excelentes condições para a prática de esportes náuticos como vela, windsurf e kitesurf. Ilhabela é carinhosamente chamada de Capital da Vela e muitos campeonatos são disputados na cidade. A Semana Internacional da Vela é realizada em julho, reunindo milhares velejadores, no maior evento do gênero na América Latina.

O lado da ilha voltado para o continente é o mais estruturado, concentrando praticamente toda estrutura comercial e de hospedagem, com as praias mais agitadas e frequentadas. O centro comercial da cidade fica na Praia do Perequê, próximo da balsa. Já o Centro Histórico, conhecido como Vila, é o centro oficial e fica a 6 km ao norte da balsa. A Vila possui estabelecimentos comerciais mais charmosos e sofisticados, bares, restaurantes, prédios históricos, píers, marinas e grande concentração de embarcações.

A Praia do Curral, ao sul da balsa, é a mais badalada e frequentada por jovens na ilha, que lotam seus bares e restaurantes. Já no lado oceânico de Ilhabela ficam as praias desertas ou com pequenos vilarejos, de difícil acesso e procuradas por aventureiros e surfistas. Destaque para as praias do Bonete, com acesso por trilha ou barco, com algumas pousadas e campings, considerada uma das mais bonitas do Brasil, e de Castelhanos com acesso por barco ou por estrada precária de 22 km vencida apenas por veículos com tração 4×4. As duas praias tem comunidades caiçaras, pouquíssima estrutura e ondas boas para surf. Elas têm muitos borrachudos, que são considerados o maior problema da ilha. No total, Ilhabela tem 41 praias.

A maior parte da ilha fica em área do Parque Estadual de Ilhabela, criado em 1977 abrangendo 78% do território do arquipélago, região preservada e rica em mata atlântica, com muitas trilhas, picos de até 1300 metros, centenas de cachoeiras e praias selvagens.

O mergulho é também muito praticado, com a exploração de centenas de naufrágios que ocorreram na ilha, com destaque para os navios brasileiros Aymoré (1907), Therezina (1919) e Atílio (1905), o britânico Whator (1909) e o espanhol Príncipe das Astúrias (1916), esse último com 477 mortes. O mergulho de snorkel também é praticado em muitas praias.

Ilhabela possui boas condições para a pesca oceânica e várias agências são especializadas em levar turistas para a pesca costeira ou em alto mar. Diversos campeonatos de pesca são realizados, principalmente entre novembro e fevereiro.

A estrutura de hospedagem na ilha é excelente, com opções para todos os gostos e bolsos. Você encontra hotéis, pousadas, chalés, campings e aluguel de casas de veraneio. A gastronomia também é bastante variada, com estabelecimentos requintados e outros mais econômicos, concentrados principalmente na região central da cidade.

Praias de Ilhabela:

Praia da Armação
Praia Barra Velha
Praia do Bonete
Praia de Castelhanos
Praia do Curral
Praia da Feiticeira
Praia Grande
Praia de Itaguaçu
Praia de Itaquanduba
Praia do Julião (Prainha)
Praia Mercedes
Praia da Pedra do Sino
Praia das Pedras Miúdas e Ilha das Cabras
Praia do Perequê
Praia do Pequeá
Praia do Pinto
Praia do Portinho
Praia Saco da Capela
Praia de Santa Tereza
Praia do Siriúba
Praia do Veloso
Praia do Viana
Vila (Centro Histórico)

Mapa de Localização das Praias de Ilhabela – SP:


Visualizar Mapa das Praias de Ilhabela – SP em um mapa maior

Comentários:

Contribua com o Destino Praia deixando seu comentário. Só serão publicados comentários escritos corretamente. Não serão aceitos spams e nem comentários escritos somente em MAIÚSCULAS.

*